terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Vagabond (バガボンド, Bagabondo?)


Baseado no livro Musashi, de Eiji Yoshikawa, tem como protagonista é o lendário espadachim Miyamoto Musashi, conhecido no Japão como sendo o maior samurai de todos os tempos. O mangá é um retrato fictício da vida de Musashi, um ronin (samurai que não serve a nenhum mestre) que viajava pelo Japão na procura de grandes adversários para desafiar e, assim, aprimorar-se. A mescla de lutas espetaculares, com a milenar filisofia oriental, além de uma pitada de romance e comédia, torna o mangá simplesmente irresistível.



Cena do mangá
 A historia começa num campo de batalha, onde se encontra Mushashi com seu amigo de Infância. Quando tentam voltar para casa, são apanhados pelo inimigo mas Mushashi consegue derrota-los. Com esta vitoria ele começa a perceber o seu potencial e decide-se tornar invencível e seguir o caminho da espada. No caminho de volta para casa, o seu amigo decide fugir com uma mulher e a sua filha, deixando Mushashi sozinho. Quando este chega a aldeia natal a mãe do amigo acusa ou  de ter desencaminhado o seu filho, toda aldeia fica contra ele, faz a sua fuga mas é apanhado por um monge. Este tem pena de Mushashi e tentar compreender a sua personalidade e objectivos. Da-lhe alguns conselhos sobre a vida de espadachim e Mushashi prossegue a sua vida como espadachim errante, procurando duelos para tornar-se mais forte , mais sábio na  arte da  katana e  procurar a sua finalidade no mundo.



 Musashi,  teve uma infância difícil – a morte precoce da mãe e o desaparecimento do pai -, já foi transformada em filmes, séries de TV, rendeu outros livros e agora é o maior sucesso nos mangás. No Brasil, existe atualmente vários títulos que fazem referências à vida deste samurai, que é lembrado por nunca ter perdido uma única luta.
Voltado para o público de 13 a 18 anos, Vagabond aborda os conflitos vividos pelo espadachim, que tem sua auto-estima e vaidade abaladas, pelas cicatrizes em seu corpo causadas pela Sifilis. Por conta de sua trajetória de sofrimento, ele se tornou uma pessoa difícil, de temperamento explosivo. E isso faz de Musashi um guerreiro imbatível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário