segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Saint Seiya Episódio G

Título: CAVALEIROS DO ZODÍACO - EPISÓDIO G

Autores: Masami Kurumada (roteiro) e Megumu Okada (desenhos).
Data de lançamento: Julho de 2004


Sinopse: Aiolia, o Cavaleiro de Leão, é irmão de Aioros, o cavaleiro que supostamente traiu o Santuário e tentou matar Atena.

Hostilizado pelos companheiros e inconformado com a atitude do irmão, ele leva uma vida desiludida, na qual a tradição dos Cavaleiros pouco importa. Mas uma série de eventos, somada à chegada de uma misteriosa força maligna, pode levá-lo a uma mudança de comportamento.

Positivo/Negativo: No final da década de 1980, Masami Kurumada criou Cavaleiros do Zodíaco, um mangá que, devidamente transformado em animê alguns anos depois, tornou-se sucesso no mundo inteiro e consagrou seu autor como um dos maiores mangakás de todos os tempos.

Mais que isso, o êxito da obra de Kurumada também eclodiu a "casca" que separava o mercado mundial da arte japonesa, tornando o estilo oriental de se fazer quadrinhos conhecido e apreciado em todo o planeta. De quebra, os personagens de Cavaleiros foram elevados à condição de ícones e permanecem inesquecíveis na memória dos fãs até hoje, mais de uma década após o encerramento da série animada.

Com o ressurgimento da marca nos últimos anos, era de se esperar que Kurumada retomasse a obra. Afinal, a febre estava muito forte, com o animê retornando à TV e os mangás sendo publicados em países onde, até então, eram inéditos. Se havia um momento ideal para uma volta, era esse. E o autor não decepcionou os fãs, lançando, em 2003, o Episódio G, uma espécie de prequel das aventuras de Seiya & cia., que se passa antes dos eventos da publicação original.

Kurumada, fugindo de possíveis armadilhas do mercado, preferiu fazer de sua obra algo que fosse além de um provável caça-níqueis. Para isso, lançou o mangá pela Champion Red, revista japonesa menos comercial que a Shonen Jump (onde saiu a série original), mas que possibilitava mais liberdade artística. Dessa vez, o autor concentrou-se apenas na produção dos roteiros, deixando as ilustrações a cargo de Megumu Okada, desenhista da série Shadow Skill.

O resultado não poderia ser melhor. Episódio G é, em primeiro lugar, um ótimo mangá, que preserva toda a essência da obra original sem fazer uso de nenhum de seus protagonistas. Além disso, Kurumada mostra que, mesmo após uma década longe do universo de Cavaleiros, seu talento como roteirista não envelheceu, o que resulta em histórias belas, sensíveis e inteligentes, porém não menos aventurescas.

E os roteiros, a exemplo da série clássica, fogem do maniqueísmo fácil que impera no trabalho de outros autores orientais - aqui, os personagens, sejam eles vilões, heróis ou coadjuvantes, apresentam personalidades complexas e atitudes dúbias.

De quebra, Episódio G é também um presente ideal para fãs, por conter diversas referências à série clássica, e para não-iniciados, já que serve como uma perfeita introdução para quem não conhece o universo de Cavaleiros. 
 

















O primeiro capítulo traz justamente Aiolia sendo convocado pela inteligência americana para evitar um caso de terrorismo. E durante uma passagem no Santuário, o Mestre afirma que "o governo norte-americano fará a limpeza dos restos da usina nuclear", sugerindo que existe um contato entre o Santuário e os líderes mundiais. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário